O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), concluiu a etapa de formação dos profissionais que atuarão na edição de 2012 do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam). Criado pela Seduc, o sistema permite a avaliação do desempenho individual e coletivo dos estudantes, oferecendo subsídios para uma gestão de qualidade na educação básica.
Neste ano, as provas serão aplicadas entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro, abrangendo 276.617 estudantes da rede pública estadual em todos os 62 municípios do Amazonas. Para os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental (e EJA) serão aplicadas avaliações de Leitura (Língua Portuguesa) e Matemática e para os do 1º e 3º ano do Ensino Médio serão aplicadas provas nos moldes da avaliação do Enem, nas quais serão abordadas as matrizes: ‘Linguagens, Códigos e suas Tecnologias’, ‘Matemática e suas Tecnologias’, ‘Ciências da Natureza e suas Tecnologias’ e ‘Ciências Humanas e suas Tecnologias’.
Para assegurar o sucesso da aplicação das provas em todo o Amazonas, a Seduc capacitou na última semana os supervisores e multiplicadores que serão responsáveis pela condução do Sadeam em todas 62 localidades do Estado. Durante a formação os técnicos receberam instruções metodológicas e materiais didáticos instrutivos referentes à organização e aplicação das provas.
Presente na capacitação, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, ressaltou que o Sadeam é um instrumento avaliativo de suma importância para a garantia da qualidade do ensino público no Amazonas e que vem se consolidando a cada ano. “A avaliação é consistente e permite a elaboração de um diagnóstico da educação estadual. De porte deste diagnóstico a Seduc intervém nas áreas onde precisa avançar e planeja sistematicamente suas ações na busca pela qualidade do ensino”, informou o secretário.
Segundo Rossieli Silva, o Governo do Estado, por meio da Seduc, aplica o Sadeam anualmente e a cada período se consolida mais. “Em 2008, no ano de sua criação, o sistema avaliou 23.014 alunos; em 2009, 57.192; em 2010, 77.376 e no passado 124.076. Agora em 2012 avaliaremos 276.617 alunos, tendo uma amostragem cada vez mais real de nosso sistema de educação”, citou.
A gerente de Avaliação e Desempenho da Seduc, Jane Bete Nunes, acrescentou que, como nos anos anteriores, todas as medidas estão sendo tomadas para a viabilização e garantia do sucesso desta edição do Sadeam. “Com uma força-tarefa que envolve planejamento e execução, nossa equipe está atuando no sentido de garantir a excelência na aplicação das avaliações em todos os municípios do Amazonas”, disse.
Neste ano, o Sadeam é aplicado pela Seduc em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Fonte: Secretaria de Estado de Educação do Amazonas
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Amazonas, organizou, no dia 1º de agosto, um seminário para os pós-graduandos em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Na ocasião, … Continue lendo Seminário sobre Avaliação Externa é oferecido a pós-graduandos em ensino de Língua Portuguesa
Estão disponíveis para consulta, os resultados por aluno do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) neste site. Os dados divulgados são referentes ao ciclo de 2014. Para acessá-los, os interessados devem informar login e senha, na aba “Resultados”. Além dos dados por aluno, é possível consultar a proficiência, percentual de acerto por … Continue lendo Resultados por aluno do SADEAM 2014 podem ser acessados
Estão disponíveis os resultados por escola da avaliação externa do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM) no site. Os dados divulgados são referentes ao ciclo de 2014. O acesso está liberado na aba “Resultados”. Além dos dados por escola, é possível consultar a média da rede e da regional. Os dados das … Continue lendo Resultados por escola do SADEAM 2014 podem ser acessados